"É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponíveis ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço pra superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos." Paulo Freire

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Projeto No Mundo da Leitura Caixa Mágica

Penso que o ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã. O estímulo à leitura objetiva a participação efetiva na construção da sociedade e de si mesma. Os contos de fadas, as histórias em quadrinhos, as fábulas, os poemas, as histórias bíblicas e até as histórias contadas pelos pais carregam o poder de despertar na criança a imaginação e o encantamento.

Andréa Carvalho

Projeto “No Mundo da Leitura”


Atividades inspiradas na poesia “Caixa Mágica de Surpresa”, de Elias José.

Caixa Mágica de Surpresa

UM LIVRO

É UMA BELEZA
É UMA CAIXA MÁGICA
SÓ DE SURPRESA.

UM LIVRO
PARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
DESCOBRE TUDO

UM LIVRO
TEM ASAS
LONGAS E LEVES
QUE, DE REPENTE,
LEVAM A GENTE
LONGE,LONGE...

UM LIVRO

É UM PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,



CHEIO DE DOCES SORTIDOS
CHEIO DE LUZES E BALÕES.

UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES.

É MESMO UMA FESTA,
UM BÁU DE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA NO MAR,
UM FOGUETE PERDIDO NO AR,
É UM AMIGO E COMPANHEIRO.
Elias José



Depois de fazer a leitura e ilustração da poesia, a professora irá propor uma brincadeira que envolverá toda a família na sua realização.

 A brincadeira consiste no envio de uma caixa decorada para a casa da criança. Com a ajuda da família ela irá colocar dentro da “Caixa Mágica” uma lembrança significativa, um “tesouro”, algo com um valor sentimental e que tenha marcado um momento importante de sua vida (um brinquedo, uma foto, uma roupa, um objeto, um livro...).

A família enviará um texto escrito por eles explicando a escolha do objeto, deixando um espaço na folha para a produção escrita e o desenho do filho, para posteriormente montar um livro com todas as histórias.

No dia seguinte a turma se reunirá tentando adivinhar qual é a surpresa da “Caixa Mágica” do colega. O aluno poderá dar uma dica sobre o objeto que trouxe.
Após as tentativas para adivinhar, o aluno irá revelar seu objeto para a turma, relatando o porquê da sua escolha e contando a história desse objeto. Neste momento, a contação de história será por conta do estudante.

Ao final da brincadeira cada aluno deverá escrever um relato da experiência vivenciada (digitação dos textos no laboratório de informática, ilustração, leitura oral, construção de um livro coletivo, apresentação para os pais com fotos e o livro).

Atividades referentes à poesia:
1- Responda:
a) Por que o autor, neste poema, diz que o livro é uma caixa mágica de surpresas?
b) Qual é o seu livro preferido?
c) Você concorda com o autor quando ele diz que o livro é um amigo e companheiro? Por quê?
2- Marque um x na resposta correta
a) Quando se diz que um livro é uma festa, estamos afirmando que:
(   ) é igual a festa de aniversário.
(   ) tem muitos doces.
(   ) tem coisas bonitas e agradáveis e pode nos proporcionar
conhecimento, prazer e alegria.
b) Um livro é um parque de diversões, porque:
(   ) nos proporciona lazer e prazer.
(   ) tem roda gigante e brinquedos.
(   ) tem muitas crianças.
c) Na poesia, a palavra beleza rima com:
(   ) mágica
(   ) surpresa
(   ) livro

OBJETIVOS DO PROJETO

  •         Desenvolver a comunicação e expressão oral por meio da exposição de ideias;
  •          Ampliar a criatividade e a imaginação.
  •       Desenvolver o gosto pela leitura como também pelo gênero textual poesia (identificando rimas, versos, estrofes).
  •         Promover situações em que ocorra uma troca enriquecedora de experiências.
  •         Trabalhar os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro e pela diversidade.
  •          Realizar leitura oral observando a fluência, pontuação, volume, articulando corretamente as palavras.
  •         Interpretar textos.     Reconhecimento de si no espaço de vivência como sujeito histórico em razão da compreensão da própria história e a dos seus pares.
  •          Produzir texto observando a sequência lógica e a clareza de ideias, organizando o mesmo em parágrafos e empregando adequadamente os sinais de pontuação.

Um comentário:

  1. Olá, Deia!
    Gostei do seu projeto, é intenção adaptá-lo para a EJA em 2016. Abraços
    Profª Izilda Castellani

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