"É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponíveis ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço pra superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos." Paulo Freire

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Educação Especial Projeto Identidade e Autonomia

Este projeto foi realizado com alunos da Educação Especial (Transtorno do Espectro Autista, Psicose e Síndrome de Prader-Willi). Pode ser adaptado para a Educação Infantil.







PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA

1.      OBJETIVO GERAL
Possibilitar que o aluno construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, familiarizando-se com a imagem do próprio corpo.
2.      TERRITÓRIO
 Dependências da escola
3.      PERGUNTA EXPLORATÓRIA
 Somos iguais ou diferentes?
4.      PREPARO DA EXPEDIÇÃO
A professora, em sala de aula, convidará os alunos a realizar um passeio pela escola. Durante o passeio, irá fazendo questionamentos sobre cada ambiente, mostrando e explicando o que acontece em cada um deles. O último ambiente a ser visitado será a sala de HAVDS. Então, a professora irá mostrar para os alunos os objetos que estão na sala e a função de cada um deles. Ao mostrar o espelho, pedirá para que cada um fique de frente para ele e fará alguns questionamentos: o que o espelho reflete? Somos iguais ou diferentes? Quais características dos colegas se assemelham as suas? Quais são diferentes? Porquê?

5.      DEFINIÇÃO DO TEMA
 O tema do projeto foi definido pela necessidade de se trabalhar com os alunos a sua identidade e autonomia, identificar partes do corpo como também os sentidos e sensações.

6.      TEMA PRELIMINAR
1.      Formação Pessoal e Social – Construção da identidade e autonomia.
·         “Eu” e minha identidade: nome, idade, características físicas, modo de ser, agir e pensar, gostos e interesses, a história pessoal, fases de desenvolvimento pessoal, habilidades e competências.
·         “Eu” e a Instituição: diversidade (semelhanças e diferenças), discriminação, preconceitos, auto-estima, respeito à privacidade.
·         Autonomia: desenvolvimento da vontade própria, gerenciamento das próprias ações, solidariedade, cooperação, reciprocidade, ajuda mútua, bem comum, noções de igualdade e justiça (coordenar os “meus” pontos de vista e dos “outros”), noções de propriedade e limites (meu, teu, nosso, dos outros).
2.      Processo de Aprendizagem Natural
·         Seres Humanos
·         Saúde
3.      Processo de Aprendizagem Perceptiva
·         Percepção Visual-Espacial
·         Percepção Auditiva
·         Percepção Temporal
·         Percepção Tátil
·         Percepção Gustativa
·         Percepção Olfativa
4.      Processo de Aprendizagem Corporal- Cinestésica
·         Esquema Corporal
·         Coordenação dinâmica geral, controle postural, equilíbrio, ritmo e relaxação
7.      INDICE FORMATIVO

O que querem saber.
Cuidados com o corpo
Higiene
O que devem saber
 “Eu” e minha identidade
“Eu” e a Instituição
Autonomia
Seres Humanos
Saúde
Percepção Visual-Espacial
Percepção Auditiva
Percepção Temporal
Percepção Tátil
Percepção Gustativa
 Percepção Olfativa
Esquema Corporal
Coordenação dinâmica geral, controle postural, equilíbrio, ritmo e relaxação



Estratégias ou atividades
Montagem de Cartazes murais e/ou painéis;
Passeio de campo pela escola e na praça do bairro; Alunos levados individualmente.
Apresentações de músicas: exploração corporal
Manuseio de livros, revistas: Identificação de gêneros:  masculino e feminino
Recorte e aplicação em cartazes
Pinturas e/ou registro das atividades com o corpo
Desenho do corpo (com a condição individual).
Escrita do nome e reconhecimento.
Reconhecimento do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros;
Desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Ouvir músicas, folhear revistas, ouvir histórias, passear pela escola, brincar na praça;
Observar e manusear revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
Atividades, brincadeiras e jogos;
Pinturas diversas;
Ouvir e dançar diferentes músicas e ritmos;
Experimentar alimentos variados;
Construção de figuras humanas com rolhas

Comunidade de aprendizagem
Professora Educação Física
Professora de Artes


8.      INDICE FINAL
Durante a execução do projeto, os alunos puderam se familiarizar com a imagem do próprio corpo, porém demonstraram um pouco de dificuldade para observar seu reflexo no espelho. Através das brincadeiras, jogos e atividades diversas foram trabalhados tópicos importantes para a construção da identidade dos alunos. Com relação a autonomia, um aspecto de suma importância e necessidade da turma, eles foram incentivados a realizar tarefas simples do dia a dia, como por exemplo guardar seus materiais, retirar materiais solicitados pela professora do armário, realizar a escovação com eficiência, utilizar talheres na hora do lanche, com o objetivo de realizar tais tarefas com mais independência. Com relação as diferenças, a aluna Regiane, durante a aplicação do projeto, concluiu que todas as pessoas são diferentes e que cada uma possui características distintas, bem como citou a importância de cuidar do próprio corpo e de seus pertences, bem como de se ter bons hábitos de higiene.

9.      SOCIALIZAÇÃO
As atividades realizadas durante o Projeto Identidade e Autonomia serão socializadas através de uma exposição de fotos na sala de aula da turma para a visitação dos demais alunos da escola.

 Materiais construídos
  • Brinquedos Sensoriais
  • Luvas com materiais diversos (feijão, areia, algodão, maisena e água)
  • Mãos com texturas
  • Chocalhos
  • Pote da calma (água morna, cola colorida e purpurina)














Nenhum comentário:

Postar um comentário